Top 10: Coisas que sempre acreditamos ser Verdade, mais eram MENTIRAS!
Imagine que derrepente tudo que sempre acreditamos sejam revelados como mentiras!
Coisas que nossos pais nos diziam ou que aprendemos na própria escola!
Consegue se imaginar numa situação assim?
Se não, nós da 1UP faremos isso por você, neste artigo que tem esse proposito, desmascarar mentiras que até eu mesmo acreditava.
Vamos começar?
1. Não é bom tomar sorvete com dor de garganta.
O que causa as dores de garganta são infecções causadas por vírus. Uma substância gelada, como o sorvete, pode até amenizar a dor.
2. Os dedos enrugam porque absorvem água.
Quando você fica muito tempo na água, seus dedos enrugam para aumentar a aderência em superfícies e objetos molhados.
3. Você pode congelar no espaço.
A verdade é que acontece justamente o contrário no espaço, você pode superaquecer. Calma!
Vamos explicar:
Se você se lembrar das aulas de física sobre correntes de convecção tudo ficará mais fácil: quando a água é colocada sobre uma fonte de calor, ela aquece, sobe, esfria, desce para o fundo e esse ciclo se repete. Isso acontece porque quando a água quente chega à superfície, ela perde calor para o ar e retorna ao fundo, mais isso não acontece com uma pessoa no espaço, já que não existe outro elemento que torne possível a transferência de calor. Isso faz com que uma queda de temperatura suficiente para que a pessoa consiga congelar seja impossível. Assim, o corpo continua gerando calor como de costume.
4. Podemos ver a Muralha da China do espaço.
A verdade é que a Grande Muralha nunca foi visível do espaço. O mito foi tão propagado que os livros escolares tiveram que ser alterados por causa disso.
5. A Terra gira em torno do Sol. Isso mesmo!
Na verdade, o planeta persegue o centro de massa do Sistema Solar (baricentro), que nem sempre é o centro do Sol.
6. Girassóis perseguem o Sol durante o dia.
A foto acima ilustra bem isso. As plantas, no entanto, apontam em direção ao Leste, ponto cardeal de onde o sol “nasce”, mas não acompanham sua trajetória durante o dia.
7. Até Einstein era ruim na escola.
Isso tudo por causa de um engano.
Na verdade, ele era o melhor aluno da classe em matemática. O mito provavelmente deve-se ao fato de que, após 1896, último ano no qual o jovem prodígio frequentou a escola, a escala de notas foi invertida e 1, que era considerada a nota mais alta, passou a ser a nota mais baixa. Ao analisarem os boletins de Einstein, talvez as pessoas não tenham se dado conta da mudança e tomaram as notas pela escala antiga.
8. Um raio nunca cai no mesmo lugar.
Certas áreas favorecem esse fenômeno, como árvores ou prédios altos. Em um campo espaçoso, o objeto mais alto será o mais suscetível de ser atingido várias vezes, até que os raios se desloquem o suficiente para encontrar um novo alvo. O Empire State, um dos maiores prédios do mundo, por exemplo, é atingido por volta de 25 vezes por ano!
9. A expectativa de vida na Idade Média não era maior do que 30 anos.
Já ouviu falar que a expectativa de vida durante a Idade Média girava em torno dos 30 anos?
Apesar dessa informação ser verdadeira, ela conduz a um pensamento errôneo: o de que as pessoas geralmente morriam aos 30 anos. Na verdade, os números eram puxados para baixo por causa da alta taxa de mortalidade infantil, mas, muita gente que conseguia sobreviver à infância e chegar à idade adulta só falecia aos 60 anos.
10. Existe um lado escuro da Lua.
Esse foi o nosso Top 10 pessoal, espero que tenham gostado!
E se eu fosse vocês, não acreditaria mais em tudo que dizem por aí!




